Limitações do automóvel eléctrico

5 05 2010

O automóvel eléctrico apresenta-se como uma alternativa mais eficiente, económica e menos poluente, quando comparado ao tradicional automóvel equipado com motor de combustão interna. Acredito que lobbies associados ao mercado do petróleo são a principal entrave para a implementação deste tipo de veículos, pois no ponto de vista tecnológico estão criadas as condições para a massificação deste tipo de veículos.

Se as vantagens obrigam a implementação urgente deste tipo de veículos, também é importante realçar que existem limitações e desvantagens nesta tecnologia. As desvantagens basicamente são duas: a autonomia e o tempo necessário para recarregar as baterias.

No que se refere a autonomia tem-se vindo a verificar uma evolução importante, nomeadamente com a implementação das baterias de lítio de alta capacidade. Nos dias de hoje é possível termos valores de autonomia entre os 300Km a 500Km. Claro que estes valores de autonomia ficam aquém da maioria dos automóveis com motor de combustão interna, contudo é mais que suficiente para o quotidiano da grande maioria de utilizadores, ficando-se apenas limitada a utilização dos veículos eléctricos para longos percursos (longas viagens).

Se a autonomia pode ser considerada uma desvantagem, o tempo de carga é claramente uma desvantagem. Na maior parte dos veículos eléctricos existentes, o tempo para carregar as baterias rondam as 2 a 3 horas. Esta característica pode tornar-se uma limitação em viagens de longo curso, ou quando não tivermos um posto de carga por perto do sítio onde estacionarmos a nossa viatura.

A tendência é para os veículos eléctricos terem maior autonomia e menor tempo de carga (exemplo do Tesla S). Por outro lado, é necessário criar postos de carga espalhados em pontos estratégicos. Por exemplo em áreas de serviço, assim poderemos recarregar as baterias do nosso veículo enquanto fazemos uma paragem numa viagem de longo curso.


Ações

Information

One response

19 07 2010
António

Olá bom dia!

O meu nome é António e antes de mais queria agradecer a publicação deste post. Aproveito a oportunidade para deixar um link do nissan Leaf, um dos primeiros carros 100% eléctricos a circular no nosso país:

http://www.facebook.com/NissanLEAF.Portugal

Penso que seria interessante partilhar mais informação sobre os Veículos eléctricos e estimular um debate sobre este tipo de questões.

Muito Obrigado!

António

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: