Soluções ecológicas de aquecimento

9 01 2011

Existem várias soluções de aquecimento como alternativas as tradicionais caldeiras a gasóleo e gás. dentro dessas soluções, existem umas totalmente renováveis e outras que podem reduzir o impacto ambiental.

Antes de abordar directamente estas soluções de climatização, gostaria de salientar que o mais importante numa habitação é o projecto da mesma. Isto é uma casa com uma área correctamente dimensionada (casas grandes tem consumos energéticos elevados), assim como um correcto dimensionamento e orientação das superfícies vidradas é de elevada importância. O segundo passo é ter um bom isolamento térmico, pois este não só diminui as necessidades de aquecimento no período de inverno, como também diminui as necessidades de arrefecimento. Poderia desenvolver melhor ideias nesta área, contudo vou abordar o tema das soluções de climatização:

Solar

A energia solar pode ser utilizada como uma fonte gratuita de aquecimento e sem impactos a nível ambiental, contudo tem uma grande limitação, no período de inverno a incidência solar directa é reduzida e no período nocturno (bastante ampliado no inverno) não há radiação solar.

A melhor forma de aproveitar a radiação solar para aquecimento é recorrer a colocação de superfícies vidradas com orientação para sul e dota-las de palas solares, de modo a diminuir a incidência solar directa no período de verão. Outra solução construtiva interessante é a parede de trombe, tal como a solução inicialmente apresentada, a parede de trombe acumula energia solar e emite calor, tem a vantagem de apresentar uma elevada inercia térmica, o que possibilita manter o espaço aquecido durante mais tempo.

Ainda falando de soluções solares,  podemos recorrer a painéis solares e conjugar com aquecimento por piso radiante. Esta solução é bastante dispendiosa, pois mesmo que o local a climatizar disponha de piso radiante, a área de painéis a instalar é grande.

Eléctrica

Em termos de gestão energética, utilizar a electricidade para aquecimento é “um crime”. Contudo, actualmente existe uma solução energeticamente interessante que são os acumuladores de calor. Os acumuladores de calor associados a um tarifário bi-horário, possibilitam carregar energia no período nocturno (electricidade proveniente sobretudo de fontes renováveis e de centrais térmicas de elevado rendimento) e dissipar calor durante todo o dia.

Bio-massa

A forma de biomassa mais comum para uso doméstico são os pellets. Os pellets são pequenos cilindros compactados de resíduos florestais e de serração.  É um combustível barato, limpo e fácil de armazenar. São queimados em caldeiras com rendimentos elevados, ao mesmo nível dos combustíveis fósseis. A desvantagem dos pellets é o elevado preço das caldeiras.

Pessoalmente de todas as soluções existentes para aquecimento, acho que os pellets é a solução mais interessante. Mas como referi, o mais importante e diminuirmos a necessidade de aquecimento e isso faz-se com um correcto dimensionamento do edifício, com bons isolamentos e sistemas ou soluções de climatização passiva.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: