Auto-suficiência energética

10 06 2010

Com o custo da energia a subir, cada vez mais são aqueles que procuram a possibilidade de ter uma casa auto-suficiente no que se refere a energia. Na prática é possível recorrendo a microgeração e a racionalização da energia, mas é uma solução pouco interessante no ponto de vista económico e energético.

Ao dimensionar um sistema de micro-geração para termos uma casa auto-suficiente, o mesmo ficaria sobre-dimensionado para evitar cortes no subministro energético, também precisaríamos de baterias para poder armazenar energia, pois os sistemas de micro-geração dependem das condições climatéricas. Neste caso, o nosso sistema de micro-geração ficaria extremamente caro e teríamos que desperdiçar energia (excedentes) quando as condições climatéricas forem mais favoráveis.

A solução mais interessante passa por termos um sistema de microgeração como complemento ao consumo e ligado a rede. Nestas condições podemos prescindir das baterias, ter um sistema mais barato e vender o excedente a rede. Esta é sem dúvidas a solução mais interessante no ponto de vista energético e económico.

Para ser produtor de electricidade teremos que cumprir determinadas condições: nomeadamente ter um sistema de aquecimento da aguas sanitárias solar e a potencia instalada do nosso sistema de microgeração, não pode ser superior a 50% da potência contratada.


Ações

Information

2 responses

22 12 2010
ROGER G. MARINHO

GOSTARIA DE TER UMA IDEIA DE CUSTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA ALTO SUFICIENTE DE ENERGIA TOTAL SEM LIGAÇÃO COM A REDE ELÉTRICA ESTATAL, PARA UM CONSUMO PERTO DE 600KLW MÊS. PODERIA USAR TB UM BIO DIGESTOR COM TURBINA A GÁZ OU UM MOTOR A GÁZ PARA CONTROLAR PICOS ACIMA DO NORMAL.
GOSTARIA TB DE SABER COMO SERIA MESCLAR A ENERGIA AEOLICA, PLACAS SOLARES, E TALVEZ BIODIGESTORA COMO JA COMENTEI.
A POCIBILIDADE DE UM POÇO ARTEZIANO, TB TORNARIA A CASA ALTO SUFICIENTE COM AGUA? A IDÉIA DOS CUSTOS É PARA COMPARAR COM O MEU CUSTO AO MES HOJE EM TORNO DE 300,00 REAIS.

30 12 2010
Hugo Lagido

Antes de abordar o tema de custos, sugiro-te a leitura de um recente post que coloquei no blog.

https://hlagido.wordpress.com/2010/12/30/solucoes-de-microgeracao

Espero que este extenso artigo te ajude a iniciar o projecto da forma mais correcta e barata possível.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: