Crise no sector automóvel

1 02 2009

car_left3

 

Actualmente estamos a atravessar uma crise a nível global, esta crise reflectiu-se mais nuns sectores do que em outros e um dos mais afectados foi o sector automóvel. A maior parte da população e inclusive as pessoas com peso na industria automóvel não sabem o porque desta forte estagnação, apontando como principal causa o estado da economia internacional. Na realidade esta crise foi a faísca que acendeu o barril de pólvora dos sucessivos erros no desenvolvimento do sector. É verdade! O actual conceito de automóvel não se adequa as necessidades do século XXI (ver conceito do automóvel do século XXI aqui)!

 

Em mais de 100 anos de história automóvel apenas ouve um ponto de viragem, um marco na história que revolucionou o conceito do automóvel. Foi quando Henry Ford, começou a fabricar o modelo T em linha, reduzindo de tal forma os custos, que possibilitou o acesso ao automóvel a maioria da população norte americana. Este conceito de montagem idealizado nos princípios do século passado, mantém-se nos dias de hoje.

 

O conceito automóvel com o passar dos tempos pouco evoluiu, pois vejamos com atenção, um automóvel é constituído por uma carroçaria impulsionada por um motor de combustão interna que transmite energia as rodas motrizes. O mesmo conceito de Karl Benz no século XIX. É verdade que o triciclo motorizado de Karl Benz não tinha GPS nem rádio com leitor de MP3, mas isto afinal são acessórios… O modelo de Karl Benz apresentava um baixo rendimento em termos mecânico, actualmente os automóveis apresentam um rendimento mecânico muito superior ao 1º modelo Benz, contudo o principio termodinâmico do motor é o mesmo, o ciclo Otto. Este ciclo, limita o rendimento energético do motor na ordem dos 30% a 40%. Na realidade, o rendimento dos “evoluídos” automóveis que vemos nos Stands é muito inferior aos 30%. Resumindo mais da metade do combustível que queimamos nos nossos “modernos” automóveis são desperdiçados e expelidos para a atmosfera em forma de calor.

 

O século XXI vai ser de desafio para a humanidade, pois temos que lutar contra o aquecimento global, contra a escassez e dependência de energia. A sustentabilidade energética e ambiental vai ser o grande desafio para este século. Com automóveis assim teremos futuro? A resposta é não!

 

O preço do petróleo é elevado e muito instável, por outro lado o preço do automóvel também é elevado (o Modelo T em 1915 custava o equivalente a $9.300 nos dias de hoje), a carga fiscal é excessiva e os custos de manutenção altos. Claro que adicionando uma crise global a estes factores, o resultado não poderia ser outro…


Ações

Information

2 responses

1 02 2009
Joao Soares (jojobean)

Viva,

Claramente o motor do automóvel tem um rendimento baixo (em especial a gasolina já que os diesel são mais eficientes na ordem dos 50% ou até mais). Comparando os motores de ci (Combustão interna) com eléctricos é fácil os mais eficientes são estes últimos atingindo em alguns casos eficiência acima dos 90%. Apesar das divergentes e diversas opiniões de analistas, muitas previsões indicam que o preço do petróleo irá chegar aos 500 euros por barril num futuro próximo (2015?). A estes valores os automóveis que conhecemos hoje serão conduzidos por elites. Existem inúmeras tentativas de diminuir o consumo e a poluição gerada pelo automóvel. Conhecemos híbridos como o Prius o Insight e eléctricos a 100% como a tentativa falhada do EV1 da GM na década passada. No entanto, neste novo século surgem inúmero veículos eléctricos tal como o G-wiz (uma autentica desgraça na minha opinião mas não deixa de ser uma tentativa) e outras como o Tesla (uma excelente tentativa mas um carro de elite (100.000$)). Agora existe um veículo mais acessível às massas a ser desenvolvido na Califórnia o Aptera. No entanto o preço rondará 20000$ a 40000$…

vejam:

g-wiz (tmb conhecido como REVA) :

http://en.wikipedia.org/wiki/REVA (8000$)

video g-wiz by top gear:

site oficial : http://www.revaindia.com/

tesla:

http://www.teslamotors.com/

video top gear:

aptera:

http://en.wikipedia.org/wiki/Aptera_Motors

site oficial: http://www.aptera.com/

4 02 2009
sofia lagido martins

muito bem maninho!
acho que esta muito intressante e continua.!

Deixe um comentário